terça-feira, 28 de agosto de 2012

MALDOSAMENTE REAL – Sobre o filme “A MALVADA”, de 1950.

Filmes clássicos são incríveis. Parecem estar num outro patamar, tanto no visual quanto na narrativa. Este, com a maravilhosa Bette Davis num papel que deveria ser de antagonista - e se tornou a protagonista, tamanho o peso de sua atuação - é um que merece ser visto por quem ama o cinema.




Se não me engano, foi Andy Warhol que decretou que num futuro não muito distante, todo mundo teria, no mínimo, 15 minutos de fama. Muito bem, eu estou dentro do conjunto “todo mundo”, mas dispenso os tais quinze minutos – prefiro ser uma tranqüila desconhecida do que uma famosa eternamente no centro da notícia. Entretanto, há aquelas pessoas que fazem qualquer coisa para estar diante dos holofotes, nem que pra isso seja necessário derrubar quem está no topo usando qualquer um como degrau. É isso que Eve Harrington fará para se tornar uma estrela do meio artístico no filme “A Malvada”, clássico vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1950 (no título original, "All About Eve", revelando quem era a protagonista).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ENTRE LUZES E SOMBRAS - Um primeiro olhar sobre "Jane Eyre", de Charlotte Brontë

"Leitor, eu me casei com ele.” A frase que abre o último capítulo de “Jane Eyre” é uma das mais marcantes da Literatura. Mas até chegar ao final feliz, a protagonista passa por muitos percalços.



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PÁGINAS MARCADAS - Sobre o filme "O Leitor"

   
   O que se entende por "moral"? Tal resposta varia conforme a época - e é nisso que eu penso após assistir ao filme "O Leitor", baseado no livro homônimo de Bernhard Schlink, dirigido por Stephen Daldry.