Era 1993. Prestes a completar dez
anos, assisti a um programa curioso na televisão. Um monte de gente bem vestida
assistindo alguém no palco anunciar um prêmio, um tal Oscar. Fiquei fascinada.
Naquele ano, o mais premiado da noite foi “A lista de Schindler”, sobre um
oficial nazista que salvou centenas de judeus do extermínio. Naquele momento,
meu amor pelos livros encontrou um rival à altura: o cinema. Desde então, filmes
e livros dividem a minha estante e meu coração, e nunca mais deixei de
acompanhar qualquer outra premiação transmitida pela televisão: além do Oscar,
o Globo de Ouro. Quando a internet se tornou acessível por todos, passei a
acompanhar outras premiações: SAG, Spirit, Framboesa, etc. Passo o ano inteiro
acompanhando os lançamentos, assistindo a trailers e entrevistas, vendo vídeos
no Youtube e outros sites, lendo críticas de especialistas e de blogueiros,
gastando o dinheiro que não tenho indo ao cinema ou alugando DVD’s. Tudo para a
temporada de premiações... Falando sobre isto hoje no Twitter, quando foram
divulgados os indicados ao Oscar 2014, meu amigo Carlírio Neto, do blog
Netoin!, sugeriu que eu comentasse a lista, já que tantos anos acompanhando as
premiações, seria interessante que eu opinasse sobre o tema. Então vamos lá:
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Gravidade
O hobbit: a desolação de Smaug
Homem de Ferro 3
O cavaleiro solitário
Star Trek: Além da escuridão.
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Até o fim
Capitão Phillips
Gravidade
O hobbit: a desolação de Smaug
O grande herói
MELHOR MIXAGEM DE SOM
Capitão Phillips
Gravidade
O hobbit: a desolação de Smaug
Inside Llewyn Davis – balada de
um homem comum
O grande herói
Apesar do enorme fandom de “O
hobbit: a desolação de Smaug” e a campanha de “Capitão Phillips”, “Gravidade”
deve levar os prêmios, pois nesta parte técnica o filme é perfeito. A surpresa
foi “O cavaleiro solitário” em Efeitos Visuais, porque dificilmente a Academia
Cinematográfica LEMBRA de um filme tão criticado. Se por um milagre a produção
levar, vai repetir o feito de “Neve sobre os Cedros”, um filme ruim indicado a
Melhor Fotografia que foi premiado pela única coisa que tinha de melhor... E
foi esquecido. Uma pergunta: CADÊ “RUSH”?
MELHOR TRILHA SONORA
A menina que roubava livros
Gravidade
Ela
Philomena
Walt nos bastidores de Mary
Poppins
“Walt nos bastidores de Mary
Poppins”, sério? Apesar de eu adorar filmes que tratam de bastidores de filmes
famosos, esse em especial não me atraiu em nada. Seria mais interessante se
fizessem um filme sobre os bastidores de “Branca de Neve”, esse sim, um filme
que, se desse errado, nunca existiria os Estúdios Disney. Quem deveria estar
nesta categoria era “O hobbit: a desolação de Smaug” já que a trilha é
maravilhosa! John Williams, super premiado, não deve levar por “A menina que
roubava livros”, pois Steven Price em “Gravidade” emociona e angustia ao mesmo
tempo enquanto assistimos ao drama da personagem de Sandra Bullock. Ele leva.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Trapaça
Gravidade
O grande Gatsby
Ela
12 anos de Escravidão
MELHOR FIGURINO
Trapaça
O grande mestre
O grande Gatsby
The invisible woman
12 anos de escravidão
Se eu for considerar somente AS
ROUPAS e O CENÁRIO, “O grande Gatsby” deve levar o prêmio – a Academia adora
luxo (lembram de “Anna Karenina”?)! Mas se eu considerar a DIREÇÃO DE ARTE e O
FIGURINO, “Trapaça” leva o prêmio, porque tudo ali casa direitinho. Fora que
deveriam levar um prêmio à parte só por enfeiar Christian Bale e Bradley
Cooper, realizando o sonho de muitos homens.
MELHOR MAQUIAGEM
Clube de compras Dallas
Jackass presents: bad grandpa
O cavaleiro solitário
Dois indicados são só enfeite,
pois está muito na cara que “Clube de compras Dallas” será premiado nesta
categoria – já viram a cara do Jared Letto? O único que poderia fazer frente ao
drama de Mathew McConaughey seria “Rush”. Recriar o rosto desfigurado de Niki
Lauda e todo aquela vibe anos 1970 deveria levar uma indicação. Mas pelo visto,
querem premiar “...Dallas” de qualquer jeito. Tudo bem, é merecido.
MELHOR MONTAGEM
Trapaça
Capitão Phillips
Clube de compras Dallas
Gravidade
12 anos de escravidão
Uma das poucas categorias onde o
páreo é realmente duro. Eu estou em dúvida! Tudo que li e vi em sites e
entrevistas indica que esses cinco foram os melhores filmes de 2013. Se for
pela preferência, fico com “Gravidade”.
MELHOR FOTOGRAFIA
O grande mestre
Gravidade
Inside Llewyn Davis – balada de
um homem comum
Nebraska
Os suspeitos
“Gravidade”, claro! Fotografia
viva, que quase nos faz acreditar que Sandra Bullock está perdida no espaço.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Alone yet not alone, de “Alone
yet not alone”
Happy, de “Meu malvado favorito
2”
Let it go, de “Frozen”
The moon song, de “Ela”
Ordinary love, de “Mandela: long walk to
freedom”
Sinceramente, a música de
“Frozen” é totalmente estilo Disney, o que nos últimos anos não é garantia de
prêmio desde que o estúdio perdeu esta categoria para “Falling Slowling”, do
filme “Once”, anos atrás. “Happy” é bonitinha, mas fica aí. As músicas de
“Alone...” e “Ela” parecem terem sido indicados por consolação. Aqui deve se
confirmar o Globo de Ouro que premiou “Ordinary Love”, do pessoal do U2. E
francamente? É a melhor...
MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO
Os Croods
Meu malvado favorito 2
Ernest & Celestine
Frozen
Vidas ao vento
Eu até agora NÃO ENTENDI a
indicação de “Os Croods”! Tanto filme melhor para estar nesta lista – incluindo
o brasileiro “Uma história de amor e fúria” – e indicam logo esse! Eu amo os
filmes de Hayo Myazaki (do premiado “A viagem de Chihiro”), mas com essas indicações,
a Academia está mandando um recado: vamos premiar a Disney e o bonequinho de
neve engraçadinho!
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Antes da meia noite
Capitão Phillips
Philomena
12 anos de escravidão
O lobo de Wall Street
Meu preferido é “Antes da meia
noite”, mas... Quem leva hein? “Capitão Phillips” ou “12 anos de escravidão”?
Se o Oscar é realmente uma premiação política, a história do homem negro que é
sequestrado e vendido como escravo deve levar o prêmio – a coragem de realizar
um filme como este deve ser laureado!
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Trapaça
Blue Jasmine
Clube de compras Dallas
Ela
Nebraska
Páreo duro entre os três
primeiros! Mas “Blue Jasmine” deve levar o Oscar, já que a Academia adora ser
menosprezada pelo Woody Allen...e o premia só para contrariá-lo!
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Barkhad Abdi, por “Capitão
Phillips”
Bradley Cooper, por “Trapaça”
Michael Fassbender, por “12 anos
de escravidão”
Jonah Hill, por “O lobo de Wall
Street”
Jared Letto, por “Clube de
compras Dallas”
Aqui eu aposto em Michael
Fassbender, está em sua melhor forma em “12 anos de escravidão” – o pessoal nem
lembra que ele já fez Magneto. Jared Letto é melhor cantor que ator, Cooper
deveria ter sido indicado ano passado, Jonah Hill leva só por milagre e Barkhad
Abdi, se premiado, será o primeiro ator amador a vencer a categoria (ou seja,
não vai acontecer).
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Sally Hawkings, por “Blue
Jasmine”
Jennifer Lawrence, por “Trapaça”
Lupita N’Yongo, por “12 anos de
escravidão”
Julia Roberts, por “Álbum de
Família”
June Squibb, por “Nebraska”
Se o Globo de Ouro continua sendo
uma prévia do Oscar, Jennifer Lawrence será a primeira atriz a ser premiada
dois anos consecutivos em categorias diferentes. Apesar de gostar da Jennifer
desde “Inverno da Alma”, eu gostaria mais se Lupita N’Yongo levasse o prêmio.
Mas, como a Academia sempre premia seus preferidos, minha aposta é a Jennifer.
MELHOR ATOR
Christian Bale, por “Trapaça”
Bruce Dern, por “Nebraska”
Leonardo DiCaprio, por “O lobo de
Wall Street”
Chiwetel Eliofor, por “12 anos de
escravidão”
Matthew McConaughey, por “Clube
de compras Dallas”
Eu disse no Twitter que nesta
categoria o prêmio fica entre Matthew McConaughey e Leonardo DiCaprio, mas
pensando melhor, Christian Bale corre por fora – o papel dele em “Trapaça”
definitivamente nos faz esquecer Bruce Wayne. Mas a Academia adora quando um
ator se sacrifica por um papel – é só lembrar Tom Hanks em “Filadélfia”. E
Matthew com certeza está assombroso em “Clube de compras Dallas”. É a minha
aposta.
MELHOR ATRIZ
Amy Adams, por “Trapaça”
Cate Blanchett, por “Blue
Jasmine”
Sandra Bullock, por “Gravidade”
Judi Dench, por “Philomena”
Meryl Streep, por “Álbum de
família”
Cate Blanchett, com certeza. Ela
sempre foi ótima atriz, mas o Woody Allen tem o dom de arrancar o melhor do
melhor de seu elenco. E ela está estupenda em “Blue Jasmine”.
MELHOR DIRETOR
David O. Russel, por “Trapaça”
Alfonso Cuarón, por “Gravidade”
Alexander Payne, por “Nebraska”
Steve McQueen, por “12 anos de
escravidão”
Martin Scorsese, por “O lobo de
Wall Street”
Alfonso Cuarón deve se consagrar
como o melhor diretor por “Gravidade”, um filme excelente em todos os ângulos.
Não que os demais merecem menos, mas o cara trouxe novamente à tona o filme de
ficção científica de um jeito que não se via desde Stanley Kubrick. Nada mais
justo que a Academia faça por Cuarón o que não fez pelo diretor de “2001 – Uma
Odisseia no Espaço”.
MELHOR FILME
Trapaça
Capitão Phillips
Clube de compras Dallas
Gravidade
Ela
Nebraska
Philomena
12 anos de escravidão
O lobo de Wall Street
E aí, gente? Como eu disse antes
na categoria Melhor Montagem, apenas cinco são realmente os melhores, os demais
estão aí de enfeite, só para ter o selo “Indicado ao Oscar como Melhor Filme”
na capa do DVD. Se for para levar em conta o resultado do Globo de Ouro, “12
anos de escravidão” será o premiado deste ano. “Capitão Phillips” é mais
heróico que dramático, “Trapaça” é quase uma comédia, e dificilmente a Academia
entrega o Oscar para filmes assim. “Clube de compras Dallas” é bom, mas se
Matthew McConaughey for laureado como Melhor Ator já será o bastante, porque o
filme é todo ele. “Gravidade” é excelente, mas se a premiação for mais pela
veia política, perderá para “12 anos de escravidão”. Não que o filme de Steve McQueen
não seja merecedor – só muito triste, como disseram alguns críticos – mas o
filme de Cuarón é perfeito, como eu disse antes, em todos os ângulos.
Então é isso. Deixei algumas
categorias de fora porque tem mais de um indicado das quais não tenho
informações suficientes, e alguns nem serão exibidos no Brasil... Então foquei
os mais importantes. E quanto a vocês? Quais são suas apostas?
Saudações
ResponderExcluirTenho estado tão disperso nisto nos últimos anos (bem dizer, décadas) que me sinto até estranho ao ver, de realce, o Oscar na TV ou pela internet...
Me recordo de 1999, quando Titanic abocanhou quase tudo no que tange às premiações. Época em que o VHS ainda tentava sobreviver ante a chegada inocente dos DVDs no mercado.
E devo dizer que o filme, na minha opinião, fez onde por merecer cada prêmio naquela ocasião...
No que tange a este ano...
Parece que a Disney dificilmente perderá a premiação. Eu gostaria de falar que seria por méritos próprios, mas estarei mentindo vergonhosamente aqui...
Esta preferência da Academia assusta, não?
Com uma olhada em seu post verifiquei muita informação interessante.
Vou me pautear nelas se eu acompanhar o Oscar, caso você não se importe com isto, nobre...^^
E devo dizer que ficou muito bom o seu trabalho aqui...
Grato pela menção, humildemente.^^
Até mais!
Pois é, parece que a Disney realmente receberá um prêmio, colega... Tive certeza disso quando indicaram "Os Croods"...
ExcluirAgora, a premiação de 1999 foi memorável. Titanic recebia um prêmio a cada 10 minutos! Hahahaha!
Eu só sei que desde o ano passado o Oscar está mais concorrido. Esse ano o páreo é duro, porque cinco dos filmes indicados são excelentes! Eu só sinto pena por "Rush" não ter sido indicado pelo menos na parte técnica - a cena do acidente de Lauda parecia real, não reconstituída. Uma pena mesmo.
Fato... só vi duas animações que estão na lista.
ResponderExcluirNão tenho visto muto filme...
Um fato curioso é que não lembro de NENHUMA música de Frozen. Sério...
Quanto ao Oscar em si... perdi o interesse quando Central do Brasil perdeu... Senti-me humilhada como brasileira... Posso até ver e tomar conhecimento, mas sinto-me ofendida com a premiação...
Pra você ver como a música de "Frozen" é inesquecível - só que não!
ExcluirEu também fiquei decepcionada quando "Central do Brasil" perdeu para "A Vida é Bela", afinal de contas o filme do Salles era melhor no roteiro e na forma como a história foi contada, fora a interpretação esplêndida de Fernanda Montenegro - a mais injustiçada de todas, perdeu pra Paltrow, que na minha sincera opinião, é tão expressiva quanto uma pedra de gelo.
Mas mesmo assim, continuei acompanhando a premiação - sabe como é... É como um vício, hehehe, difícil de largar! :P